5 dicas de como usar tapetes redondos

Um tapete redondo pode ser usado para ser mais um ponto focal no seu ambiente do que apenas um revestimento, até porque, quando comparado com um tapete retangular básico, você notará que um tapete redondo realmente se destaca, especialmente quando apresenta diferentes acabamentos e cores.

Porém, como qualquer tapete, considerações de quanto espaço deve ocupar, exatamente onde deve estar centralizado e que tipo de ambiente pode ser utilizado às vezes confunde até os designers mais veteranos.

Foi a pensar nestas questões que a Luxos Urbanos preparou um guia de como usar tapetes redondos na sua casa, de uma maneira que consideramos fácil de implementar e usar.

Caso, após ler estas dicas, você optar por um tapete redondo novo, envie-nos um email com o tapete escolhido, a medida (como se fosse um quadrado) e o acabamento. 

1. Destacar outros objetos curvos

https://www.luxosurbanos.com/tapete-personalizavel-sophia

Outros objetos redondos de uma sala costumam ser únicos e impressionantes, então combine-os com um tapete também redondo.

Isto trará coesão ao ambiente e destacará as curvas dos objetos, transformando-os em um recurso de design ainda mais notável.

Um bom exemplo disto é usar um tapete redondo sob uma mesa redonda. Apenas certifique-se de que o tapete seja grande o suficiente para acomodar cadeiras de jantar, mesmo quando você as puxa para sentar.

2. Em um ambiente com design minimalista

https://www.luxosurbanos.com/tapete-personalizavel-atenas

Em uma sala onde o design e o mobiliário foram reduzidos ao mínimo, um tapete redondo tem ainda mais oportunidades de mostrar sua forma curvilínea.

Além disso, os tapetes redondos tendem a suavizar as arestas às vezes nítidas e ásperas que alguns espaços mínimos podem ter.

3. Você deseja criar uma zona distinta

https://www.luxosurbanos.com/tapete-personalizavel-caracas

Se a sua casa tem uma arquitetura mais ampla, como um loft, ou o seu quarto é grande o suficiente para incluir um espaço funcional separado, como um recanto de leitura, um tapete redondo pode ajudar a definir esse espaço.

Apenas faça com que seja grande o suficiente para que todas as principais peças de mobiliário toquem o tapete, ou coloque os móveis em cima dele.

4. Você quer que a sua sala pareça maior

https://www.luxosurbanos.com/jacarta

Usar um tapete redondo em um espaço pequeno é um truque que os designers usam o tempo todo para fazer uma sala parecer maior porque a curva de um tapete redondo incentiva o olho a percorrer ao redor da sala.

O tapete redondo também faz com que os móveis pareçam ventilados, evitando que o ambiente pareça cheia de móveis.

Um tapete circular também cria um ponto focal no chão, ajudando a distrair-se do espaço limitado de uma pequena sala.

5. Em ambientes onde tapetes retangulares não funcionam

https://www.luxosurbanos.com/tapete-sob-medida-lisbon

Às vezes, devido ao tamanho e ao posicionamento de seus móveis, impedimentos estruturais como colunas ou paredes que não formam um típico retângulo ou quadrado ou mesmo o espaço necessário para a abertura da porta, um tamanho de tapete padrão simplesmente não funciona.

São nestas situações que um tapete redondo pode salvar o dia. Comparado com um tapete retilíneo, sua forma curva pode ocupar menos espaço e permitir que vários desses desafios passem despercebidos.

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba descontos exclusivos

* indicates required