Como Decorar com Cores Neutras e Intemporais

A decoração com tons neutros estão e sempre estarão em alta e existem várias boas razões para isso. Os ambientes neutros são elegantes, clássicos e nunca saem de moda. Mas há vários fatores que você deve levar em consideração ao decorar com brancos, beiges e cremes.

Quais cores são consideradas neutras?

As cores neutras são as cores suaves, sutis e que misturam-se sem esforço com outras cores. Tradicionalmente, cores como branco, bege, cinza, taupe, cáqui e marfim são consideradas neutras, mas todas elas podem ter subtons diferentes e podem ser consideradas quentes ou frias (o que não as torna menos neutras).

Cores neutras tendem a ser calmantes e fáceis de decorar, e é por isso que tantas pessoas as procuram. Ao contrário das cores mais fortes que podem ser difíceis de combinar, as cores neutras funcionam com praticamente todas as outras cores.

Decorar com um esquema de cores neutras é geralmente considerado "seguro", mas se você não tomar cuidado, uma sala neutra pode tornar-se muito sem graça. Veja as nossas dicas a seguir:

1 - Textura

Papel de Parede Catkin Almond Gold

Ao decorar com um esquema de cores neutras, uma das coisas mais importantes a fazer é trazer o máximo de textura possível. O apeto áspero combinado com o macio, o brilhante com o fosco e o grosso com o liso. Pense em usar texturas em lençóis, almofadas, tapetes, papeis de parede. 

2 - Camadas

Tapete Por Medida Camberra 05

Tapete Por Medida Berlin Ivory

As camadas criam uma maior sensação de profundidade em um espaço e, em interiores neutros, é mais importante do que em qualquer outro. Você sempre pode colocar tecidos em camadas, como mantas e travesseiros em cima de sofás e cadeiras, mas não para por aí. Experimente camadas de tapetes um em cima do outro e camadas de peças de arte uma na frente da outra.

3 - Formas

Cadeiras High Five Areia

Quando todas as cores em uma sala são quase iguais, a forma é o que ocupa o centro do palco. Não compre móveis ao acaso; pense seriamente nas formas dos seus móveis e acessórios, pois eles serão muito perceptíveis. Ao invés de escolher um cadeirão com as formas retas tradicionais, escolha um mais diferente, por exemplo.

4 - Calor

Mesa Woody Natural

Todo ambiente neutro precisa de algum calor. Parte disso será fornecido por meio de várias texturas, mas incluir materiais como madeira pode ajudar muito. Coloque algumas mesas de madeira ou cadeiras laterais com pernas de madeira. Metais quentes, como latão e bronze, também podem ajudar a aquecer.

5 - Mudanças Sazonais

Tapete Shaggy Cool

Cada ambiente neutro pode beneficiar-se de decorações sazonais. Quando o tempo esfriar, enrole os tapetes de sisal e substitua-os por uma peça neutra mais escura e mais brilhante; troque as cortinas de linho por veludos (mesmo que sejam da mesma cor) e substitua as almofadas leves de verão por versões mais pesadas e escuras.

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba descontos exclusivos

* indicates required